Dicas de Marceneiro - Como Regular dobradiças de portas de armário.

Os armários de hoje na sua maioria são utilizadas em suas portas as dobradiças de copo ou embutidas, estas dobradiças, fáceis de serem colocadas e permitem um trabalho bem mais rápido que as antigas dobradiças comuns.
Novos tempos novos materiais de trabalho, hoje com poucas ferramentas e um pouco de conhecimento e habilidade pode se construir um armário.

Dobradiça de copo ou de embutir



Este tipo de dobradiça tem sua vantagem e sua desvantagem.
Sua vantagem e que pro profissional, e bem mais fácil se assentar uma porta usando desta dobradiça.
A desvantagem e que pro consumidor, se não tiver cuidados com a maneira de abrir estas portas ele acaba provocando pequenos defeitos como, portas resvalando uma na outra, portas desalinhadas uma das outras, isto acontece devido ao movimento que entre as camadas das dobradiças, toda vez que se força a porta ao abri-la. 
Estas dobradiças são compostas de duas partes, uma e a base que e presa no móvel, esta parte menor que contem duas furas laterais e por elas que prendemos a peça no móvel, esta mesma peça tem sobre si um parafuso, este parafuso e que prende a parte do copo que esta presa na porta com a do móvel. 
   

 A parte que e presa na porta, esta também tem duas furas na parte que e presa a porta,
a que deu o nome a dobradiça, chamamos de copo que tem um complemento onde encontramos um parafuso, uma abertura e um rasgo no final da peça.


Esta espécie de parafuso que tem um rebaixo que se encaixa no rebaixo de peça que e presa ao móvel, o rasgo no final da peça se encaixa no parafuso da peça que esta presa no móvel, este parafuso e que trava a dobradiça, que prende uma parte na outra.



Como regular o alinhamento de uma porta: isto e feito da seguinte maneira, com uma chave de fenda no parafuso da parte da dobradiça que esta presa na porta, o que encaixa na parte da dobradiça que esta presa no móvel, neste parafuso movendo ele pra baixo ou pra sima se consegue mover esta porta, mais pra acerta la e necessário trabalhar nos parafusos de todas as dobradiças que a porta tiver.
Geralmente portas de armário de cozinha se usa duas dobradiças que torna o serviço mais fácil. ( Muita das vezes e preciso trabalhar nas duas portas pra se fazer uma boa regulagem ), pode parecer difícil mais vera que e um procedimento bem simples e só ter um pouco de paciência e fara um bom trabalho de regulagem, deixando novamente seu armário com as portas do jeitinho de quando foi entregue .

Jorge Soares


Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Não se encontra para vender o parafuso de regulagem de abertura.