Técnica de Verniz Goma-Laca pra laqueado

                                                                                       Imagem da web
Técnica de Verniz Goma-Laca 

O laqueado valorizar tudo o que cobre; sóbrio, prática e bonito pode ser aplicado em grande variedade de materiais.
Seu preparo não é difícil mais vai exigir  um pouco de tempo, em compensação o resultado é certo; objetos e móveis se renovam depois de sua aplicação.
Aprenda como trabalhar nessa técnica, resultante do acumulo de camadas de Goma-laca sobre uma superfície.

Material

300 g de Goma-laca branca ou ouro; um litro de álcool puro – de preferência retificado - ; pedra- pomes em pó; óleo de linhaça.

Execução

Antes uma observação, quando estiver trabalhando com goma-laca mantenha-a longe do fogo, em lugar escuro e fresco.
Para este trabalho vamos usar a goma-laca branca que é vendida em massa parecendo – puxa-puxa -. Mas há também a ouro, vendida em lasquinhas – flocos – e deixa a superfície em que foi aplicada dourada, além de modificar todos os tons que cobri, ganhando uma unidade harmoniosa. Mas quem quer conservar a cor original do desenho deve empregar a goma-laca branca.

Preparo

Misture 300 g de goma-laca branca ou ouro dilua em um litro de álcool puro. Depois  de 24 horas deverá estar dissolvida; então agite para misturar bem – este procedimento deve ser repetido toda vez que for usá-la.
No caso de haver manchas na superfície que ira ser trabalhada, acrescente o dobro de álcool para retocá-la.
Use sempre uma boneca de pano que não solte fiapos. Prepare a quantidade justa para o seu trabalho porque a goma-laca já preparada e sem uso tende a amarelar.

Primeira Etapa

A primeira coisa que deve observar antes de empregar o verniz de goma-laca é a superfície em que será aplicado que deve ser lisa e sem porosidade.                                      No caso de madeira, lixe-a até conseguir isso. Já nas lacas não será preciso, uma vez que a superfície obtida é bastante lisa.
No caso da laca veja ficha – Técnica de estuque para laqueados

No caso de haver porosidade muito grande na superfície escolha  a seguinte forma; faça uma boneca com um pedaço de pano de 20 x 20 cm – de preferência branco – colocando dentro outro pedaço do mesmo formato, dobrado em quatro. No centro coloque um pouco de pedra-pomes em pó. 
Pegue o pano dobrado  em quatro com o pó de pedra-pomes no meio e o coloque sobre o pano 20x20 e Junte suas pontas de maneira que fique em formato de uma trouxa que vai ter que ser amarrada.                               
 Antes, porem, ponha na palma da mão, em forma de concha, a trouxinha e a aperte contra a palma da mão em forma de concha pra modelar a boneca a ser usada no verniz goma-laca. Antes de fechar a boneca deite o verniz de goma laca  já preparado até deixar o pó completamente molhado, isto é, até sentir que o verniz molhe a sua mão.
Junte as pontas do pano e amarre apertando firme. Vai sair um pouco de verniz, mas não faz mal. Procure não amarrar com muita força, pois ira precisar abri La uma ou duas vezes. Bata a boneca na mão; se ela estiver grudando. O verniz está forte e você devera diluí-lo com álcool até que á boneca grude só de leve em sua pele.

Execução

Preparado e testado o verniz, agora você pode empregá-lo: passe a boneca paralela-mente a um dos lados sem fazer muita pressão para que não saia grande quantidade de verniz; ficará sobre a madeira uma lista da largura da boneca. Ao lado dessa lista ( evitando cobri-la ) faça uma nova aplicação e assim sucessivamente até cobrir a superfície.  Deixe secar por 5 minutos e repita a operação transversalmente .                               Torne a fazê-lo três vezes em cada direção. A medida que a boneca for secando, abra-a acrescente verniz em pouca quantidade e continue a aplicação.

Com exceção da primeira vez quando a boneca deve estar molhada nas etapas seguintes basta que esteja úmida. Depois da terceira vez, se você usar a boneca muito molhada, fizer muita pressão ou ainda não tiver deixado secar por tempo suficiente, o verniz poderá ficar embaçado. 
Se isso ocorrer, deixe secar por meia hora e depois passe com uma boneca limpa ( faça uma outra ) umedecida em álcool, duas ou três vezes, com intervalos para secagem, até estar novamente brilhante. No caso de aparecerem poros na superfície, espalhe um pouquinho de pedra-pomes em pó, carregue a boneca e continue.
Repita a operação até o pó entrar nos poros e cobri-los completamente. 
Em qualquer momento que sinta a boneca grudar na superfície que está sendo lustrada, pingue duas ou três gotas de óleo de linhaça na mesma, para a boneca deslizar bem.      Esse processo não é difícil, mas exige prática. Ensaie em peças avulsas até consegui-la. Se não, poderá perder o trabalho.

Artesanatos enciclopédia de trabalhos manuais.

  

Postar um comentário

0 Comentários